sexta-feira, 12 de março de 2010

GLORIOSO ÉDEN

-Tarde luminosa.Estendo o olhar pelo "Glorioso Éden"de Byron.E,lá bem no cimo,junto ao Castelo dos Mouros,vislumbro por detrás de um gigantesco monóculo,a esguia figura de Eça que,brandindo a bengala,lançava impropérios contra Thomas,o Mann da Mágica Montanha.São andróginos o teu Hans
Cartop e a tua Madame Chauchat! Dizia o Eça.E o teu Carlos da Maia e a tua Maria Eduarda,o que são senão uns devassos!? Retorquia-lhe Mann (o Thomas da Montanha).
-Os castanheiros e as camélias riam-se a bandeiras drapejadas.As fontes soltavam torrentes de
gargalhadas cristalinas.A serra inteira estremecia de riso (e de beleza).O sol,que com um sorriso irónico,assistia do alto do seu trono,lançava subtis raios luminosos que se reflectiam nos óculos de Camilo que,sentado numa esplanada,escrevia. E, perante tal desassossego disse:Eça!agora dás ouvidos a esse tipo que nem sabe o que é o Realismo? Prega-lhe mas é duas bengaladas nos costados! Eça:não! Pois acha V.Exª que eu ia esboçar gesto de tal calibre? O homem , na verdade , demorou doze anos a decidir como terminar o livro mas...finalmente decidiu-se e tomou o partido dos aliados.É,pois,um respeitável cavalheiro.Ainda se as bengaladas se destinassem aos lombos do Eusébiozinho ou da cavalgadura do Dâmaso Salcede...arriava-lhas e com muito gosto!E,já agora deixe-me lembrar-lhe que,não é vossemecê de grande autoridade para falar de Realismo,vossa mercê,cuja narrativa de tão Romântica enfastia.E não fique vexado!É que isto de criticar,com fina ironia,a sociedade e os costumes da dita,não está ao alcance de qualquer pena,por mais prendada que seja.Perdoe-me colocou-se a jeito! acabaram os ilustres costados de V.Exª por pagar a factura.
-Ai ele é isso?Espera grande poltrão,vou mostrar-te o que é escrever com "realismo" realmente...o outro é alemão e andou feito salta-pocinhas até se definir (e assim afiambrou o
Nobél).Eu,que sou português,que tive que viver do meu trabalho,que dei com os costados no Limoeiro,(bom mas aqui para nós,passei bons bocados.E não foi apenas com a Plácido...naquelas serranias havia cada moçoila!Morri novo,mas fui eu que decidi quando.E fui de papinho cheio)mas eu é que pago as favas?
Dito isto,Camilo escreveu:"EUSÉBIO MACÁRIO" e a "CORJA" (Dois romances extraordinários,cuja leitura é indispensável a quem queira conhecer,na sua plenitude,o grande escritor que foi CAMILO CASTELO BRANCO e que tão esquecido tem andado.)

Sem comentários:

Enviar um comentário