sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Pão com linguíça e azeitonas

Imaginemos uma tarde de Abril,com aquele sol luminoso. Agora sentemo-nos debaixo de uma velha azinheira,tendo como pano de fundo o rio Ardila.Estendamos por cima das ervas um daqueles sacos que servem para guardar o trigo.Desdobremos sobre este um pano,com quadrados azuis e brancos (podem ser quadrados vermelhos e brancos mas tem que ser um destes dois padrões),coloca-se-lhe em cima um pratinho de azeitonas "arretalhadas" e perfumadas com "oregos" ,uma linguiça nem muito fresca nem muito curada,daquelas temperadas com massa de pimentão vermelho.Prossegue-se (sempre com muita calma) e dispõe-se um pão alentejano (de preferência com dois a três dias de antiguidade),de modo que se não tenha que esticar muito o braço quando for preciso.Fica portanto ao alcance da mão, evitando-se assim esforços sobre-humanos. Tira-se então do bolso a navalha bem afiada (só o está se prender na unha do polegar) e...agora o momento solene:uma garrafa de tinto de Reguengos (pode ser Pias ou Vidigueira) é aberta ,seguindo o ritual, com muiiiiiiito cuidado. Verte-se numa caneca de barro,devagarinho,deixa-se respirar e ,delicadamente, leva-se aos "beços",dá-se um estalido com a língua e pronuncia-se a frase que dá início à cerimónia : Boa Pinga!
Coloca-se,agora, o casqueiro debaixo do braço ( tem que se cumprir este requisito) e corta-se uma fatia sobre a qual se coloca um naco da linguíça , que se vai cortando em pequenas rodelas, que se devem mastigar (devagar) acompanhadas com bocadinhos de pão,cortados com a navalha,(nunca se devem dar dentadas no pão) e , de quando em vez , vai também uma "azeitonita." Nesta fase limpam-se os "beços" com a costa da mão ,bebe-se mais um gole do precioso néctar e , sem abusar , vão-se repetindo estes procedimentos até que...o canto dos passarinhos , mais o cheiro das flores das estevas e a suavidade da brisa que vem do rio ,nos
transportem para outra dimensão...e , pergunto eu , perante a agitação dos tempos que correm, conhecem V.Exas. melhor "terapia" ?

Sem comentários:

Enviar um comentário